arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Opinião

por: Baptista Bastos

Dez anos uns com os outros

paralelas & perpendiculares

Editar em Portugal uma publicação (qualquer que ela seja, destine-se a quem se destinar) é, quase, um supremo acto de heroísmo. Sei do que falo. Assisti ao nascimento de muitos sonhos e à queda da maioria deles. Dizer aos outros o que sentimos urgência em dizer é um impulso fundamental da condição humana; e, em matéria de papel impresso, esse impulso é interminável. A arqa completa dez anos. E o projecto que animou os seus fundadores, tinha por capital objectivo estabelecer relações culturais com um determinado sector da sociedade portuguesa. Laços sociais, digamos também, novas conexões de civilidade que tivessem em conta as diferenças dos criadores e atentassem nos grandes movimentos da modernidade.As páginas da revista abriram-se aos projectos de arquitectos jovens, indicando o núcleo central dos seus pensamentos; estudaram-se os trabalhos dos arquitectos mais célebres, num trabalho que tem incidido sobre as suas particulares individualidades. Tenho-me sentido muito feliz, como colaborador residente da revista, em poder explanar algumas ideias que alimento sobre arquitectura e as afinidades que a arquitectura tem com as outras artes, especialmente com a literatura.

 (…)

Mai 2010

Outros artigos em Opinião

Imagem - JOÃO ÁLVARO ROCHA O RIGOR CIENTÍFICO DA OBRA SOCIAL AO EDIFÍCIO TECNOLÓGICO

JOÃO ÁLVARO ROCHA O RIGOR CIENTÍFICO DA OBRA SOCIAL AO EDIFÍCIO TECNOLÓGICO

Por: VICTOR MESTRE ARQUITETO (ESBAL, 1981). MESTRE EM REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO E PAISAGÍSTICO, SOB ORIENTAÇÃO DO ARQTº. FERNANDO TÁVORA (UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 1997). DIPLOMA DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TEORIA… 

Dez 2019

Imagem - JOÃO ÁLVARO ROCHA

JOÃO ÁLVARO ROCHA

O projeto de arquitetura tem premissas próprias e únicas, no qual, há que dar respostas a um programa e a um lugar. Tendo em conta que o conceito é algo… 

Dez 2019

Arquivo de Opinião