arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Opinião

por: Baptista Bastos

Os novos arquitectos e os legados identitários

Quando se diz que a civilização nasce com um traço geométrico, admitimos que a arquitectura, tal como hoje a concebemos, possui as suas raízes na Antiguidade Clássica. A procura da harmonia com a beleza e a funcionalidade pertence aos gregos. Não quer dizer que fizeram tudo e tudo descobriram ou inventaram. Mas grande parte da nossa herança provém deles e dos romanos que se apropriaram, desenvolvendo, as poderosas criações do seu génio.
A base cultural da aventura humana pertence-lhes. Eis porque é facilmente aplicável a fórmula que Gustave Flaubert ensinou a Guy de Maupassant: "Meu filho, antes de nós, tudo foi escrito. Temos de escrever as mesmas coisas com palavras mais belas." Claro que esta fórmula é imponderável. Nem sempre o que é "moderno" é bom, é belo ou é eficaz.
Eis-nos, portanto, ante uma conclusão arriscada: o novo, o moderno, resulta da mesma fonte. E tudo o que é novo tem, necessariamente, de possuir um discreto odor a antigo. Já foi feita a «desconstrução» da obra de Gehry, por especialistas e historiadores da arquitectura, e chegou-se à dedução de que o famoso arquitecto não fechou a lição greco-romano, criando uma outra, mas, pelo contrário, continuou-a.
Há uma arquitectura nova, uma arquitectura outra? Há uma arquitectura que estabeleça novas relações de civilidade? A verdade é que a originalidade não se procura: acontece - e das formas e das maneiras mais inesperadas e, até, inconcebíveis. A originalidade, a singularidade têm a mesma génese.

 (…)

Dez 2009

Outros artigos em Opinião

Imagem - JOÃO ÁLVARO ROCHA O RIGOR CIENTÍFICO DA OBRA SOCIAL AO EDIFÍCIO TECNOLÓGICO

JOÃO ÁLVARO ROCHA O RIGOR CIENTÍFICO DA OBRA SOCIAL AO EDIFÍCIO TECNOLÓGICO

Por: VICTOR MESTRE ARQUITETO (ESBAL, 1981). MESTRE EM REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO E PAISAGÍSTICO, SOB ORIENTAÇÃO DO ARQTº. FERNANDO TÁVORA (UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 1997). DIPLOMA DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TEORIA… 

Dez 2019

Imagem - JOÃO ÁLVARO ROCHA

JOÃO ÁLVARO ROCHA

O projeto de arquitetura tem premissas próprias e únicas, no qual, há que dar respostas a um programa e a um lugar. Tendo em conta que o conceito é algo… 

Dez 2019

Arquivo de Opinião