arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Design

por: Carla Carbone

CATARINA CARREIRAS: ENTRE UTILIDADE E TRANSFIGURAÇÃO

Catarina Carreiras, por Carla Carbone

O MEU OBJETIVO É SEMPRE O DE ESTABELECER UM DIÁLOGO. O DESIGN NÃO É UM EXERCÍCIO SOBRE O BELO, E TAMBÉM NÃO É APENAS UM EXERCÍCIO DE EXPRESSÃO PESSOAL. SE PENSARMOS SIMPLESMENTE EM TRADUZIR O NOSSO SENTIDO DE BELEZA, PODEMOS SEMPRE NÃO CATIVAR QUEM NÃO SE REGE PELOS MESMOS PARÂMETROS. E, ÀS VEZES, O DESIGN, NA SUA FORMA MAIS CONCEPTUAL, CONFUNDE-SE COM A ARTE. MAS NUNCA NOS PODEMOS ESQUECER QUE O OBJETIVO DO DESIGN É SEMPRE SER USADO OU SER VEÍCULO DE UMA MENSAGEM.

Catarina Carreiras é designer, licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa. Trabalhou com designers de grande relevo, como Sam Baron, e a partir do ano de 2008, entrou na Fabrica – Centro de Investigação em Comunicações da Benetton, em Treviso. Entre as suas experiências conta-se uma temporada em Nova Iorque, onde trabalhou no estúdio de design Karlssonwilker Inc. Os prémios e bolsas arrecadados já se contam à mão cheia. Pelo menos três bolsas de honra conseguidas na Universidade de Lisboa e dois prémios de Jovens Criadores, na categoria de Design Gráfico. O seu primado inicial provém do gráfico. (...)

arqa Gostaria de saber como tem sido trabalhar para a lendária Vitra, para a Moleskine ou para a La Redoute.

Catarina Carreiras Trabalhar com marcas já tão lendárias, na área do design é, sobretudo, uma enorme oportunidade para aprender. São sempre projetos onde o respeito pelo legado da marca tem que ser o ponto de partida e onde a sua linguagem tem sempre que se sobrepor ao meu ponto de vista mais pessoal. São projetos muitas vezes com condicionantes, mas acredito que quanto mais restrito é um briefing mais longe podemos ir. No caso da La Redoute, tenho maior liberdade, mas também maiores restrições técnicas, por se tratar de produção em massa e para mercados tão diferentes. Porém, quando todos estes ingredientes se misturam de forma inovadora, mostrando uma nova perspetiva numa marca com tanta história, algo de mágico acontece. Pelo menos dentro da minha cabeça. (…)

 (…)

Nov 2020

Outros artigos em Design

Imagem - DESIGN FOR PEOPLE 1111

DESIGN FOR PEOPLE 1111

Alguns livros parecem perdurar no tempo. Aparentam ter a utilidade de nos orientar, de nos fazer seguir um rumo, encontrar um foco, um objetivo. Pouco importa o tempo que passe,… 

Jul 2020

Imagem - KOSTAS LAMBRIDIS E OS DIFERENTES TEMPOS

KOSTAS LAMBRIDIS E OS DIFERENTES TEMPOS

Kostas Lambridis agencia, camada sobre camada, um sem-número de fragmentos de peças de mobiliário, provenientes de origens desconhecidas e misteriosas. Difíceis de desmembrar, ou de descodificar. Nelas estão concentrados diferentes… 

Mar 2020

Arquivo de Design