arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Artes

por: PASQUAL GOMES

O JARDIM PINTADO THE PAINTED GARDEN, PILAR BLAT

Pilar Blat, por Paqual Gomes

Fez-se construir entre duas montanhas, num vale, um vasto jardim, o mais bonito e o maior que se podia ver. Podiam encontrar-se uma variedade de frutas bonitas, casas e palácios esplêndidos, nunca vistos antes, adornados com ouro e com pinturas de todas as coisas belas do mundo. Marco Polo, Il Milione 1298/99 Se observarmos toda a obra de Pilar Blat, imediatamente percebemos que as imagens que nos apresenta se referem sempre à natureza. Aci - ma de tudo, reconhecem-se s motivos das plantas. Mas, se olharmos atentamente, veremos outros aspetos: água, vento, neve, neblina, espuma das ondas do mar, luz, microrganismos, ... Também fica claro para nós que o seu trabalho se move nos limites entre o abstrato e o figurativo. E, de facto, a sua experimentação não nos fala sobre a natureza, antes, usa-a para falar sobre Pintura. Por esse motivo, intitulei este texto “O JARDIM PINTADO”. Também com a intenção de me referir a títulos de algumas das suas exposi - arqa 4.º TRIMESTRE 2020 arqa 4.º TRIMESTRE 2020 132 artesarts 133 ções (jardim revelado, jardim interior, paisagem emprestada, jardim de água, etc.). Mas esses jardins, que nos são mostrados, não estão organizados em caminhos ou em canteiros de flores, são composições em que diferentes técnicas de pintura e uma infinidade de referências históricas e artísticas são misturadas e coexistem.

A vast garden had been built between two mountains, in a valley, the most beautiful and the largest that could be seen. A variety of beautiful fruits could be found, there were splendid houses and palaces never seen before, adorned with gold and with the paintings of all the beautiful things in the world. Marco polo, Il Milione 1298/99 If we review all the work of Pilar Blat, we immediately realize that the images she presents us always refer to nature. Above all, plant motifs are recognized. But if we look carefully, we will see other aspects: water, wind, snow, fog, the foam of sea waves, light, microorganisms, ... It is also evident to us that her work moves on the limits between the abstract and the figurative. And it is that, her experimentation does not speak to us, in reality, of Nature, but she uses it to speak to us of Painting. That is why I have titled this text as “THE PAINTED GARDEN”, with the intention of referring to the titles of some of her exhibitions (Revealed Garden, Inner Garden, Borrowed Landscape, Water Garden, etc.). But these gardens that we are shown are not organized in flowerbeds, paths, or flower beds, they are compositions where different painting techniques and a multitude of historical and artistic references are mixed and coexist

 (…)

Nov 2020

Outros artigos em Artes

Imagem - GUADALUPE VALDES-CRIAR NO MEIO DE UMA PANDEMIA  CREATION IN THE MIDST OF A PANDEMIC

GUADALUPE VALDES-CRIAR NO MEIO DE UMA PANDEMIA CREATION IN THE MIDST OF A PANDEMIC

O trabalho de Guadalupe Valdes caracteriza-se por articular o objeto encontrado e a paisagem pictórica e, assim, responder pelos processos do mundo natural, do ser humano e da sua memória.… 

Jul 2020

Imagem - Jorge Santos

Jorge Santos

As obras de Jorge Santos estabelecem uma relação entre a arquitetura e a natureza. Nelas encontramos imagens que se reportam a edifícios, muros, sebes ou outras construções, num diálogo com… 

Mar 2020

Arquivo de Artes