arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Opinião

por: Bernardo Pizarro Miranda

INSERÇÕES, “ESCASSEZ”, OPORTUNIDADE

INSERÇÕES, “ESCASSEZ”, OPORTUNIDADE

 

  1. Tempo de crise é tempo de manifestação de “escassez”, conceito associado sobretudo à teoria económica, relacionando a natureza limitada dos meios com as aspirações da ação humana. Tempo de crise é também tempo de (re)situação diante da “escassez” entendida não como fatalidade, mas como oportunidade de revisão da relação entre recursos e expectativas, necessidades e possibilidades. Habitar implica construir, usando e transformando recursos. Construímos porque habitamos. A equação inversa será sempre expressão de projeto sem sentido. À arquitetura, grande ou pequena, compete a transformação do cosmos num lugar habitável, viabilizando o recolhimento, o acolhimento e o reconhecimento de um ‘Outro’. Cada lugar, cada ocasião, cada objeto resulta da transformação de outros lugares, de outras ocasiões e de outros objetos, num continuum cíclico. Aldo Van Eyck (1918-1999), um dos pensadores do Team X, situava a arquitetura num domínio além do visível, ultrapassando a mera construção de relações circunstanciais para penetrar no domínio do invisível. Apontava, com recorrência, através da ideia de um continuum de metamorfoses de objetos, ocasiões e lugares, a proposta de que podemos pensar e ler o visível como imagem do invisível. Van Eyck entendia a arquitetura como a arte de construir lugares para um «regresso a Casa»: «(…) architecture need do no more, nor should it ever do less, than to provide BUILT HOMECOMNG» (...)
 (…)

Nov 2020

Outros artigos em Opinião

Imagem - INSERÇÕES - A IDEIA COMO ELEMENTO INDUTOR DO PROCESSO DO PROJETO INDUCTIONS - THE IDEA AS AN INDUCING ELEMENT OF THE PROJECT PROCESS

INSERÇÕES - A IDEIA COMO ELEMENTO INDUTOR DO PROCESSO DO PROJETO INDUCTIONS - THE IDEA AS AN INDUCING ELEMENT OF THE PROJECT PROCESS

INSERÇÕES - A IDEIA COMO ELEMENTOINDUTOR DO PROCESSO DO PROJETO INDUCTIONS - THE IDEA AS AN INDUCINGELEMENT OF THE PROJECT PROCESS Na sua conceção e desenho, as pequenas intervenções assumem… 

Nov 2020

Imagem - OUTRO ESPAÇO

OUTRO ESPAÇO

OUTRO ESPAÇO As atuações selecionadas e publicadas em Inserções incidem na manipulação e confrontação de valores como interior e exterior em arquitetura. Afastando-se da correspondência e coerência entre estes dois… 

Nov 2020

Arquivo de Opinião