arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Opinião

por: João Rapagão

OUTRO ESPAÇO

OUTRO ESPAÇO

As atuações selecionadas e publicadas em Inserções incidem na manipulação e confrontação de valores como interior e exterior em arquitetura. Afastando-se da correspondência e coerência entre estes dois universos, alojam-se internamente para se validar e significar usos mais ou menos correntes, coincidentes ou não com os originais. Libertos e abertos à possibilidade de mediação ou transição entre o interior e o exterior, focam-se então na valorização de uma escala maior que a do design e inferior que a da arquitetura monumental ou convencional que gera as cidades. São, por isso, ações onde o espaço surge com intimidade e proximidade ao Homem. Estão, ainda, geralmente, libertas dos dogmas e das normas reguladoras e condicionadoras da arquitetura. Estes ingredientes estruturais e essenciais ao espaço, associados às noções de exterior e interior e à sua forma negativa ou positiva, entre outras, trazem à memória a comunicação de Peter Eisenman proferida em 1990 na Trienal de Arquitectura de Sintra, onde abordou e explicitou os valores do khôra de Platão, tão importante e estruturante na sua arquitetura. Defendeu, então, este território entre o container e o contido, simultaneamente afirmação e resolução da contradição entre a presente transmutação e aceleração do tempo e a ideia de permanência e coerência em arquitetura. (...)

 (…)

Nov 2020

Outros artigos em Opinião

Imagem - INSERÇÕES - A IDEIA COMO ELEMENTO INDUTOR DO PROCESSO DO PROJETO INDUCTIONS - THE IDEA AS AN INDUCING ELEMENT OF THE PROJECT PROCESS

INSERÇÕES - A IDEIA COMO ELEMENTO INDUTOR DO PROCESSO DO PROJETO INDUCTIONS - THE IDEA AS AN INDUCING ELEMENT OF THE PROJECT PROCESS

INSERÇÕES - A IDEIA COMO ELEMENTOINDUTOR DO PROCESSO DO PROJETO INDUCTIONS - THE IDEA AS AN INDUCINGELEMENT OF THE PROJECT PROCESS Na sua conceção e desenho, as pequenas intervenções assumem… 

Nov 2020

Imagem - INSERÇÕES, “ESCASSEZ”, OPORTUNIDADE

INSERÇÕES, “ESCASSEZ”, OPORTUNIDADE

INSERÇÕES, “ESCASSEZ”, OPORTUNIDADE   Tempo de crise é tempo de manifestação de “escassez”, conceito associado sobretudo à teoria económica, relacionando a natureza limitada dos meios com as aspirações da ação… 

Nov 2020

Arquivo de Opinião