arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Artes

por: SÚrgio Fazenda Rodrigues

Jorge Santos

O Encanto das Coisas que Passam

As obras de Jorge Santos estabelecem uma relação entre a arquitetura e a natureza. Nelas encontramos imagens que se reportam a edifícios, muros, sebes ou outras construções, num diálogo com situações específicas que se manifestam no meio ambiente. Induzindo um lado atmosférico e uma ambiência efabulada, a conexão que se estabelece reinventa a existência de um lugar; um lugar onde a natureza surge como matriz dos acontecimentos e a arquitetura como aquilo que, fisicamente, consolida e referencia o espaço. Nessa ligação entre o que se manifesta e o que se constrói, Jorge Santos sublinha a fugacidade do momento, questiona a estabilidade das coisas e delineia um modo específico de ver. (...)

Jorge Santos' works create a relationship between architecture and nature. We find images that refer to buildings, walls, hedges or other constructions, in a dialogue with specific situations, manifested in the environment. Encouraging an atmospheric characteristic and an elaborate ambience, the connection that is established reinvents the existence of a place; a place where nature appears as a matrix of events and architecture as what physically consolidates and references space. In this connection between what is manifested and what is built, Jorge Santos highlights the brevity of the moment, questions the stability of things and outlines a specific way of seeing. (...)

 (…)

Mar 2020

Outros artigos em Artes

Imagem - HISTÓRIAS TÊXTEIS-PROCESSO CLARA LEITÃO TEXTILE STORIES:CLARA LEITÃO PROCESSO

HISTÓRIAS TÊXTEIS-PROCESSO CLARA LEITÃO TEXTILE STORIES:CLARA LEITÃO PROCESSO

Presentemente, encontro a Clara na Dinamarca a tingir tecidos de algodão com algas, dentro de uma ampla panela. Esta experiência fragrante faz parte do seu trabalho numa curta residência artística… 

Dez 2019

Imagem - Fuencisla Francés, ou do gesto ao contexto

Fuencisla Francés, ou do gesto ao contexto

Num ambiente artístico, algo provinciano, as propostas plásticas de uma “pintora” como Fuencisla Francés têm uma particularidade virtual de “repensar o mundo” e refletem de perto a criação “Die Welt… 

Set 2019

Arquivo de Artes