arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Design

por: Carla Carbone

JOÃO ÁLVARO ROCHA ARQUITETO-DESIGNER OU UMA CONSCIÊNCIA DA OBRA DE ARTE TOTAL?

AS PEÇAS DE MOBILIÁRIO DE JOÃO ÁLVARO ROCHA REVELAM-NOS ESSA HONESTIDADE DAS FORMAS, AO SERVIÇO DO BEM ÚTIL, SUBSIDIÁRIAS DO TODO ARQUITETÓNICO, COMO UM ORGANISMO UNO, CONTENDO VÁRIAS PARTES, SERVINDO VÁRIOS FINS.

 

(...) As peças de mobiliário de João Álvaro Rocha revelam-nos essa honestidade das formas, ao serviço do bem útil, subsidiárias do todo arquitetónico, como um organismo uno, contendo várias partes, servindo vários fins. João Álvaro Rocha, parece evocar, da melhor forma, no seu mobiliário, essa memória de uma visão igualitária das “artes e ofícios”, e do entusiasmo, remoto, pela ideia de que todas as artes, mesmo as historicamente consideradas “menores” terem o mesmo valor, a mesma importância artística: “uma cadeira, um papel de parede ou um vaso sejam de novo criações valiosas da imaginação do artista” (Pevsner, 1971, pp 22,23). No mobiliário de João Álvaro Rocha encontramos a mesma atenção, a mesma dedicação, que o arquiteto dá às formas arquitetónica.

 (…)

Dez 2019

Outros artigos em Design

Imagem - HÁ EXPRESSÃO NA SIMPLICIDADE Design De Rui Tomás

HÁ EXPRESSÃO NA SIMPLICIDADE Design De Rui Tomás

“EXISTE, NO DESIGN DE RUI tOMÁS, UMA PREOCUPAçÃO SIMULTANEAMENtE DE SIMPLICIDADE DA FORMA E DE EXEQUIBILIDADE/FACILIDADE DE USO. ALÉM DA SUA IDENTIFICAçÃO IMEDIATA. NESTE CASO PODEMOS REFERIR UMA CONTINUIDADE NO PRINCíPIO DE MIES, ‘MENOS é MAIS’.”

Set 2019

Imagem - DESIGN EM DEBATE

DESIGN EM DEBATE

imagem 1 imagem 2 Se há designer, no feminino, que mais representou a inovação, a reflexão e debate sobre o design, numa perspetiva sempre crítica do fenómeno, essa designer foi,… 

Jun 2019

Arquivo de Design