arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Artes

por: Llorenl Barber

Fuencisla Francés, ou do gesto ao contexto

Num ambiente artístico, algo provinciano, as propostas plásticas de uma “pintora” como Fuencisla Francés têm uma particularidade virtual de “repensar o mundo” e refletem de perto a criação “Die Welt neudenken”, que ganha vida, para muitos de nós, na sua formulação, na Bauhaus. Uma criatividade desafiante, de quem nunca deixa de ser original, reinventando sempre o ato criativo. e isso, mais do que criar, é encarar o gesto como diferente, singular e típico de algo, um “motus”, incomum ou, pelo menos, próximo da incerteza do “neu denken” Bauhausiano. gesto e “motus” que, no caso de Fuencisla, a lançam numa inesperada apropriação do espaço circundante, uma apropriação – empoderamento, como se diz agora - que leva consigo a quota do tempo e a aproxima das artes cénicas e da música. (...)

 (…)

Set 2019

Outros artigos em Artes

Imagem - IDEIAS SUPORTADAS  EM CONCEITOS NA OBRA DE JOANA VASCONCELOS WORK

IDEIAS SUPORTADAS EM CONCEITOS NA OBRA DE JOANA VASCONCELOS WORK

imagem 1 imagem 2 Fotografia: Kenton Thatcher/© Unidade Infinita Projectos O meu trabalho apropria, subverte e responde ao que existe em nosso redor. Descontextualizo os objetos de um determinado ambiente… 

Jun 2019

Imagem - NOTAS SOBRE HIBRIDAÇÃO ENTRE ARTE E ARQUITETURA, A PARTIR DA PRODUÇÃO DE ADRIANO CARNEVALE DOMINGUES

NOTAS SOBRE HIBRIDAÇÃO ENTRE ARTE E ARQUITETURA, A PARTIR DA PRODUÇÃO DE ADRIANO CARNEVALE DOMINGUES

Nas relações estabelecidas na tríade homem-arte-arquitetura, que estão em constante mutação, discursos são produzidos a partir de análises críticas e são gritos para mudanças. Se o direito à cidade está… 

Mar 2019

Arquivo de Artes