arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Livros

por: Mário Chaves

MaNuel ayllóN, Arquitecturas

Elementos críticos sobre o ofício mais velho do Mundo; mas porque é o ofício mais velho do Mundo? Porque é um ofício, a Arquitetura, porque foi inventada, porque dela necessitamos, para que foi inventada? O estado natural da matéria necessita da ideia e da energia para se transformar e materializar em formas próprias, novas, ideais, simbólicas. Mas porquê? O que é a Arquitetura, para que nos serve, para que a queremos. Queremos alimento, salário, saúde, mas a sociedade funda-se nestas formas que exigimos e legamos ao futuro. Sempre as legamos, porque o presente tende a legitimar o futuro e toda a geração tende a sonhar com a seguinte. Talvez sejamos os profissionais mais antigos do Mundo e talvez também dos mais sábios, porque damos casa a todos, porque todos entendemos, dignificamos e confortamos.

editorial Noesis, ISBN 9788487462290

 (…)

Set 2019

Outros artigos em Livros

Imagem - Deyan Sudjic, "A Linguagem das Cidades"

Deyan Sudjic, "A Linguagem das Cidades"

Deyan Sudjic, A Linguagem das Cidades, GG, São Paulo, 2016, ISBN 978 85 8452 154 8 O nómada pastor Abel sucumbiu ao sedentário agricultor Cain; o lugar fundado da cidadania,… 

Mar 2020

Imagem - Arquitetura e Política, JOSEP MARIA MONTANER + ZAIDA MUXÍ

Arquitetura e Política, JOSEP MARIA MONTANER + ZAIDA MUXÍ

Ensaios para Mundos Alternativos; de facto vivemos agora em vários mundos; o 1º ainda agrícola, 2 º industrial, 3º serviços, 4º digital. E vivemos agora no 4º, mas sem verdadeiras… 

Dez 2019

Arquivo de Livros