arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Opinião

por: Patrícia Santos Pedrosa

Arquitect@s de todos os países, uni-vos!

Há pouco mais de um ano, a 25 de Maio de 2018, em plena Bienal de Arquitectura de Veneza, um grupo de mulheres arquitectas lia o manifesto “Voices of Women”. Impulsionado pela italiana Francesca Perani e pela estado-unidense Caroline James, exigia que os comportamentos discriminatórios, assediadores e as agressões no contexto da profissão fossem denunciados e considerados intoleráveis. Ainda que a palavra feminismo não surja apontada, a luta pela qual o texto se bate é coincidente com a luta feminista: não serem as mulheres, na vida e na profissão, consideradas seres de segunda e, por isso, sujeitas a uma multitude de silenciamentos, invisibilizações e agressões explícitas e implícitas. O texto chama à acção, através da necessidade de consciência como elemento fundamental para garantir igualdade e equidade, deixando presente outras questões que se cruzam com o sexo enquanto motor de discriminação – por exemplo, nacionalidade, orientação sexual e raça. Também outra palavra ausente e facto de discriminação merece ser chamada à discussão: classe. Parece-nos que esta, menos implícita no texto do que o feminismo, é factor incontornável para se compreenderem as múltiplas discriminações, com vital importância numa profissão tradicional e profundamente elitista como a arquitectura. (…)

 

 (…)

Jun 2019

Outros artigos em Opinião

Imagem - “A SENHORA ARQUITECTO”: MARIA JOSÉ ESTANCO

“A SENHORA ARQUITECTO”: MARIA JOSÉ ESTANCO

imagem “A primeira arquiteta portuguesa defendeu a tese na Escola de Belas Artes e foi aprovada.” Foi com esta frase que o Jornal o Século anunciou, dia 28 de junho… 

Jun 2019

Imagem - FEMINAE: ARQUITETURA COMO NARRATIVA QUE DEFINE GÉNERO | FEMINAE: ARCHITECTURE  AS NARRATIVE THAT DEFINES GENDER

FEMINAE: ARQUITETURA COMO NARRATIVA QUE DEFINE GÉNERO | FEMINAE: ARCHITECTURE AS NARRATIVE THAT DEFINES GENDER

  Ver Mapa Projetos Publicados arqa 134  Ana Colling, no livro A Construção Histórica do Feminino e do Masculino, refere que a história das mulheres, é uma história recente como… 

Jun 2019

Arquivo de Opinião