arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Artes

por: Michele Sommer

NOTAS SOBRE HIBRIDAÇÃO ENTRE ARTE E ARQUITETURA, A PARTIR DA PRODUÇÃO DE ADRIANO CARNEVALE DOMINGUES

Nas relações estabelecidas na tríade homem-arte-arquitetura, que estão em constante mutação, discursos são produzidos a partir de análises críticas e são gritos para mudanças. Se o direito à cidade está muito além da liberdade individual de ter acesso aos recursos urbanos, como afirma o geógrafo marxista David Harvey, é porque ele contém, também, o direito de nos mudarmos a nós mesmos, através da mudança da cidade. Nos chamados de visibilidade, para outras e novas formas de existência na urbe, estão intervenções políticas anticapitalistas dotadas de perceções humanistas, que são manifestas em proposições poéticas que operam entre arte e arquitetura. E é aí que reside a produção Adriano Carnevale Domingues que emerge, no seu conjunto, de trabalhos como um manifesto contemporâneo assente no movediço terreno da produção social do espaço urbano. (...)

 (…)

Mar 2019

Outros artigos em Artes

Imagem - IDEIAS SUPORTADAS  EM CONCEITOS NA OBRA DE JOANA VASCONCELOS WORK

IDEIAS SUPORTADAS EM CONCEITOS NA OBRA DE JOANA VASCONCELOS WORK

imagem 1 imagem 2 Fotografia: Kenton Thatcher/© Unidade Infinita Projectos O meu trabalho apropria, subverte e responde ao que existe em nosso redor. Descontextualizo os objetos de um determinado ambiente… 

Jun 2019

Imagem - MUSEUS E COLEÇÕES,  HISTÓRIA, RAZÕES  E EMOÇÕES

MUSEUS E COLEÇÕES,  HISTÓRIA, RAZÕES  E EMOÇÕES

Gosto de museus. Pela sedução que operam sobre mim e pelos problemas que colocam. Os espaços que guardam coleções, que as preservam, estudam e mostram, dando-nos a ver o insuspeitado,… 

Dez 2018

Arquivo de Artes