arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Livros

por: Arq|a

Zaha Hadid PHILIP JODIDIO Taschen, ISBN 978383653656

Zaha Hadid teve o seu tempo; numa continuidade possível após Peter Eisenman e Frank Ghery, na reaproximação da voluptuosidade das formas, das linhas, das arestas, dos vértices, nesse tempo de redescoberta das forças fortes e fracas do universo, que se exprimem na tensão do raciocínio para encontrar em cada tempo as formas que traduzam o estádio da Humanidade, da Sociedade e do Mundo. Nesta voluptuosidade de formas expostas aos elementos e às exigências sociais e culturais, percebemse algoritmos não conhecidos e ainda não assimilados. Hadid testou, experimentou, falhou e triunfou. A Arquitetura vai incorporando todas as suas manifestações como entendimento da sua predisposição a dar continuas respostas às exigências formais do seu tempo. A Arquitetura é um ato de raciocínio, porque vai mais além, supera-se, altera os limites da exigência formal e deslumbra. Toda a perenidade da Arquitetura vem da transcendência, Hadid entendeu este tempo, num infinito e mais além. Hadid was a woman of her time, able to understand the demands of a changing paradigm society, but demanding in the cultural assertion of the value of architectural objects, as the ultimate expression of the revelation of her perennially; now by algorithms. Hadid understood her charisma, to be voluptuous in forms and approach a topological baroque; understood this his time and went further.

 (…)

Mar 2019

Outros artigos em Livros

Manuel J. Martin Hernández, La Invención de la Arquitectura, Celeste Ediciones

A invenção da Arquitetura foi um processo mágico de, ao todo da matéria e das boas intensões, fazer acontecer a memória de um valor e o conforto da satisfação da… 

Out 2018

Imagem - ANDRÉ CEPEDA, THE ARCHITECTURE OF NUNO BRANDÃO COSTA

ANDRÉ CEPEDA, THE ARCHITECTURE OF NUNO BRANDÃO COSTA

A arquitetura será sempre a arte e a ordem do mundo; por ela trespassam todos os desejos de beleza, se constrói pela força, seemprega toda a sabedoria para se ergue… 

Jul 2018

Arquivo de Livros