arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Opinião

por: Teresa Madeira da Silva

PAISAGEM E ARQUITETURA

FRANCISCO CALDEIRA CABRAL E INQUÉRITO À ARQUITETURA REGIONAL PORTUGUESA

O propósito de explorar a relação entre a arquitetura paisagista e a arquitetura parte das leituras dos textos dos anos de 1940 e 1950 do arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral compilados na obra Fundamentos da Arquitetura Paisagista (2003) e do Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa1 realizado na década de 1950. Estas leituras levaram-nos a reconhecer alguns tópicos comuns e estabelecer um diálogo entre estas duas áreas disciplinares - a arquitetura paisagista e a arquitetura, no sentido de compreender, pela prática da arquitetura popular, a “visão humanista da natureza”. (Telles apud Cabral, F. C. 2003: 17). Apesar de correr alguns riscos, por pertencer ao campo disciplinar da arquitetura e, portanto, não dominar o campo disciplinar da arquitetura paisagista, considera-se este cruzamento importante sobretudo para os arquitetos. Para diminuir esses riscos não entramos no campo estrito da arquitetura paisagista, mas circunscrevemo-nos à identificação de certos princípios de composição comuns a todas as artes e retiradas dos textos dos respetivos autores que segundo Caldeira Cabral, “…são os mesmos de toda a obra de arte, em especial da arquitetura e da pintura.” (Cabral, 2003: 27). Na perspetiva de Francisco Caldeira Cabral, a atuação equilibrada do homem na paisagem é entendida como o produto das relações do homem com o meio natural em que vive (...) 

 (…)

Mar 2019

Outros artigos em Opinião

Notas sobre o ensino da arquitectura

Horácio Manuel Pereira Bonifácio, lisBoa, 1951. licenciado eM História, Pela faculdade de letras da universidade de lisBoa e doutorado eM História da arquitectura, Pela faculdade de arquitectura da utl, coM uMa tese soBre os arquitectos Portugueses da 1º Metade do séc. Xviii. docente da faculdade de arquitectura da utl 1978/ 2011. desde 1993 é Professor catedrático, da área de teoria e História da arquitectura, na faculdade de arquitectura e artes da universidade lusíada de lisBoa. é director da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de LisBoa, desde 2012. investigador/ coordenador no centro de investigação eM território, arquitectura e design (citad), da universidade lusíada. coordenando uM gruPo de investigação na área de teoria e História. vários artigos PuBlicados na área da História da arquitectura, Portuguesa dos séculos Xvi, Xvii e Xviii, PrioritariaMente teMática do Barroco/arquitectos da éPoca.

Set 2019

Imagem - (Trans) cultura: edifícios culturais: a dinâmica da narrativa urbana | Trans) culture: THE DYN AMICS OF URBAN NARRATIVE

(Trans) cultura: edifícios culturais: a dinâmica da narrativa urbana | Trans) culture: THE DYN AMICS OF URBAN NARRATIVE

[in english below] Atualmente a força e o dinamismo que as cidades concentram no seu território, quer pelo número de indivíduos, quer pelo número de instituições que nela se situam… 

Set 2019

Arquivo de Opinião