arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Opinião

por: Teresa Madeira da Silva

PAISAGEM E ARQUITETURA

FRANCISCO CALDEIRA CABRAL E INQUÉRITO À ARQUITETURA REGIONAL PORTUGUESA

O propósito de explorar a relação entre a arquitetura paisagista e a arquitetura parte das leituras dos textos dos anos de 1940 e 1950 do arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral compilados na obra Fundamentos da Arquitetura Paisagista (2003) e do Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa1 realizado na década de 1950. Estas leituras levaram-nos a reconhecer alguns tópicos comuns e estabelecer um diálogo entre estas duas áreas disciplinares - a arquitetura paisagista e a arquitetura, no sentido de compreender, pela prática da arquitetura popular, a “visão humanista da natureza”. (Telles apud Cabral, F. C. 2003: 17). Apesar de correr alguns riscos, por pertencer ao campo disciplinar da arquitetura e, portanto, não dominar o campo disciplinar da arquitetura paisagista, considera-se este cruzamento importante sobretudo para os arquitetos. Para diminuir esses riscos não entramos no campo estrito da arquitetura paisagista, mas circunscrevemo-nos à identificação de certos princípios de composição comuns a todas as artes e retiradas dos textos dos respetivos autores que segundo Caldeira Cabral, “…são os mesmos de toda a obra de arte, em especial da arquitetura e da pintura.” (Cabral, 2003: 27). Na perspetiva de Francisco Caldeira Cabral, a atuação equilibrada do homem na paisagem é entendida como o produto das relações do homem com o meio natural em que vive (...) 

 (…)

Mar 2019

Outros artigos em Opinião

Imagem - “A SENHORA ARQUITECTO”: MARIA JOSÉ ESTANCO

“A SENHORA ARQUITECTO”: MARIA JOSÉ ESTANCO

imagem “A primeira arquiteta portuguesa defendeu a tese na Escola de Belas Artes e foi aprovada.” Foi com esta frase que o Jornal o Século anunciou, dia 28 de junho… 

Jun 2019

Imagem - Arquitect@s de todos os países, uni-vos!

Arquitect@s de todos os países, uni-vos!

Há pouco mais de um ano, a 25 de Maio de 2018, em plena Bienal de Arquitectura de Veneza, um grupo de mulheres arquitectas lia o manifesto “Voices of Women”.… 

Jun 2019

Arquivo de Opinião