arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Opinião

por: VÍTOR OLIVEIRA JORGE (Aposentado desde 2011. Investigador do Instituto de História Contemporânea - FCSH-UNL.)

ALGUNS PENSAMENTOS A PROPÓSITO DA ARQUEOLOGIA EM PORTUGAL, 2018

Estamos a celebrar o Ano Europeu do Património Cultural e a DGPC solicita-me um breve artigo de opinião no âmbito da Arqueologia em Portugal, integrado numa reflexão sobre contributos para a construção da ideia de Património Cultural Europeu.

A arqueologia é um mundo muito diversificado, e, por uma ou outra razão, de acordo com os países e com as áreas temáticas da disciplina, ela está mais ligada ou à história, ou à arquitetura, ou ao património cultural-museologia-indústrias culturais e turísticas, ou às ciências naturais (é o caso dos estudos de Paleolítico ou de hominização, por exemplo), ou à etnologia e antropologia cultural, etc. – ou a vários desses e doutros campos em conjunção, evidentemente. De modo que a opinião de uma só pessoa é sempre muitíssimo parcelar, ainda por cima expressa num curto texto. Seja como for, aqui vão alguns tópicos. (…)

Arqueologia é também uma experiência de perda. Porque o essencial do que aconteceu, o vivido, o experienciado, e mesmo o edificado, se perdeu para sempre. Isto não é justificação para destruir a torto e a direito, como todo aquele que já tem a minha idade sabe, mas uma forma de nos apaziguarmos e fazermos o luto de alguma coisa do antigo que tem de desaparecer para que o novo aconteça. A “febre do arquivo” (obsessão de tudo preservar) é outra doença contemporânea, diariamente desmentida pela experiência. (…)

 

 (…)

Dez 2018

Outros artigos em Opinião

SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL EM CONTEXTO MUSEOLÓGICO

Volvida precisamente uma década sobre a conclusão da ratificação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO) e, concomitantemente, da implementação das medidas centrais, de caráter legislativo e… 

Dez 2018

CONFERÊNCIA “PATRIMÓNIO CULTURAL – DESAFIOS XXI” MEMÓRIA E MODERNIDADE – LEGADO E RESPONSABILIDADE

Ponto alto das atividades promovidas pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural (AEPC), a Conferência “Património Cultural Desafios XXI” reuniu, nos dias 25… 

Dez 2018

Arquivo de Opinião