arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Livros

por: Mário Chaves

Manuel J. Martin Hernández, La Invención de la Arquitectura, Celeste Ediciones

A invenção da Arquitetura foi um processo mágico de, ao todo da matéria e das boas intensões, fazer acontecer a memória de um valor e o conforto da satisfação da grandeza, que a mera satisfação de necessidades e programas faz acontecer. A invenção da arquitetura faz reconhecer em cada tempo histórico, cultural e social os exemplos que ancoraram e consolidaram uma invenção; e
fala-se do projeto, da tipologia, da ideia, da teoria, da construção, da intervenção no construído, do espaço e do tempo, do clássico, do moderno, do pós moderno; e o que há agora? Que invenção acontece, num tempo de embrutecimento global. Existe alguma perenidade, que fez a memória da arquitetura a referência da sociedade? Não sabemos, na sociedade da assemblagem, do descartável e da inconsequência.
The process of the invention of architecture, this diaphanous cover of construction and functionality, has brought certainty into the uncertainty of its quality, in the society of indifference and disconcert, towards beauty.

 (…)

Out 2018

Outros artigos em Livros

Imagem - Zaha Hadid PHILIP JODIDIO Taschen, ISBN 978383653656

Zaha Hadid PHILIP JODIDIO Taschen, ISBN 978383653656

Zaha Hadid teve o seu tempo; numa continuidade possível após Peter Eisenman e Frank Ghery, na reaproximação da voluptuosidade das formas, das linhas, das arestas, dos vértices, nesse tempo de… 

Mar 2019

Imagem - ANDRÉ CEPEDA, THE ARCHITECTURE OF NUNO BRANDÃO COSTA

ANDRÉ CEPEDA, THE ARCHITECTURE OF NUNO BRANDÃO COSTA

A arquitetura será sempre a arte e a ordem do mundo; por ela trespassam todos os desejos de beleza, se constrói pela força, seemprega toda a sabedoria para se ergue… 

Jul 2018

Arquivo de Livros