arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Opinião

por: Mário Chaves

O HOMEM IDEAL NA SOCIEDADE DO PROGRESSO

(…) O homem social é escravo da sua evolução, em que as suas necessidades passaram a ser criadas por cada individuo, no grupo que o acolhe e no contexto que o envolve, e no sentido de responder às suas ambições pessoais. a procura do ideal é a origem de todas as necessidades que o homem cria e que o leva a lutar pelo progresso inexorável. (…) Que arquitetura para este novo tempo, tecnológico e virtual? A arquitetura do tempo da indústria foi múltipla, indistinta, formatada. Que cidade para cidadãos sem cidadania, que arquitetura para cidadãos sem ambição de a reconhecer? A arquitetura, quando desistiu de ser perene, assumiu-se inconsequente para com o imediato. Sobrevive ao momento, mas é incapaz de ser eternidade? A arquitetura não constrói algoritmos de atualização e protocolos com a sociedade? É tão só uma vontade de assemblagem de elementos, numa operação de montagem e substituição futura.(…)

 (…)

Set 2018

Outros artigos em Opinião

Imagem - Carrilho da Graça - à procura da leveza

Carrilho da Graça - à procura da leveza

Falemos da obra de João Luís Carrilho da Graça e da sua obsessão pela leveza arquitetónica. Mas antes, teremos de entender a sua razão de ser. (…)Ao longo do seu… 

Set 2018

Imagem - NOTAS SOBRE PRODUÇÕES ARQUITECTÓNICAS PORTUGUESAS SURGIDAS NA ÚLTIMA DÉCADA

NOTAS SOBRE PRODUÇÕES ARQUITECTÓNICAS PORTUGUESAS SURGIDAS NA ÚLTIMA DÉCADA

(…) II Actualmente salientam-se ateliers de diferentes geografias do território nacional, que operam num sistema-arquitectura que, ao longo da última década, atravessou um grande desafio de cariz económico-cultural. Acrescidamente torna-se… 

Jul 2018

Arquivo de Opinião