arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Opinião

por: Mário Chaves

O HOMEM IDEAL NA SOCIEDADE DO PROGRESSO

(…) O homem social é escravo da sua evolução, em que as suas necessidades passaram a ser criadas por cada individuo, no grupo que o acolhe e no contexto que o envolve, e no sentido de responder às suas ambições pessoais. a procura do ideal é a origem de todas as necessidades que o homem cria e que o leva a lutar pelo progresso inexorável. (…) Que arquitetura para este novo tempo, tecnológico e virtual? A arquitetura do tempo da indústria foi múltipla, indistinta, formatada. Que cidade para cidadãos sem cidadania, que arquitetura para cidadãos sem ambição de a reconhecer? A arquitetura, quando desistiu de ser perene, assumiu-se inconsequente para com o imediato. Sobrevive ao momento, mas é incapaz de ser eternidade? A arquitetura não constrói algoritmos de atualização e protocolos com a sociedade? É tão só uma vontade de assemblagem de elementos, numa operação de montagem e substituição futura.(…)

 (…)

Set 2018

Outros artigos em Opinião

Imagem - PAISAGEM E ARQUITETURA

PAISAGEM E ARQUITETURA

O propósito de explorar a relação entre a arquitetura paisagista e a arquitetura parte das leituras dos textos dos anos de 1940 e 1950 do arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral… 

Mar 2019

Imagem - PAISAGEM: REFERÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DO LUGAR LANDSCAPE: REFERENCE FOR CONSTRUCTION OF PLACE

PAISAGEM: REFERÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DO LUGAR LANDSCAPE: REFERENCE FOR CONSTRUCTION OF PLACE

PAISAGEM: REFERÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DO LUGAR LANDSCAPE: REFERENCE FOR CONSTRUCTION OF PLACEA leitura da paisagem, seja ela rural ou urbana, sugere uma interpretação com duas vertentes, uma, determinada pelo sistema… 

Mar 2019

Arquivo de Opinião