arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Opinião

por: Mário Chaves

O HOMEM IDEAL NA SOCIEDADE DO PROGRESSO

(…) O homem social é escravo da sua evolução, em que as suas necessidades passaram a ser criadas por cada individuo, no grupo que o acolhe e no contexto que o envolve, e no sentido de responder às suas ambições pessoais. a procura do ideal é a origem de todas as necessidades que o homem cria e que o leva a lutar pelo progresso inexorável. (…) Que arquitetura para este novo tempo, tecnológico e virtual? A arquitetura do tempo da indústria foi múltipla, indistinta, formatada. Que cidade para cidadãos sem cidadania, que arquitetura para cidadãos sem ambição de a reconhecer? A arquitetura, quando desistiu de ser perene, assumiu-se inconsequente para com o imediato. Sobrevive ao momento, mas é incapaz de ser eternidade? A arquitetura não constrói algoritmos de atualização e protocolos com a sociedade? É tão só uma vontade de assemblagem de elementos, numa operação de montagem e substituição futura.(…)

 (…)

Set 2018

Outros artigos em Opinião

Imagem - ALGUNS PENSAMENTOS A PROPÓSITO DA ARQUEOLOGIA EM PORTUGAL, 2018

ALGUNS PENSAMENTOS A PROPÓSITO DA ARQUEOLOGIA EM PORTUGAL, 2018

Estamos a celebrar o Ano Europeu do Património Cultural e a DGPC solicita-me um breve artigo de opinião no âmbito da Arqueologia em Portugal, integrado numa reflexão sobre contributos para… 

Dez 2018

SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL EM CONTEXTO MUSEOLÓGICO

Volvida precisamente uma década sobre a conclusão da ratificação da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO) e, concomitantemente, da implementação das medidas centrais, de caráter legislativo e… 

Dez 2018

Arquivo de Opinião