arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Design

por: Carla Carbone

Miguel Arruda Meio Século de Esforços por uma Identidade Portuguesa de Design

O trabalho de Miguel Arruda deambula entre um design que se pronuncia minimalista, de um legado industrialista, e um design que não se esquece da tradição e da iconografia que nos distingue, enquanto portugueses, dos demais. A contemporaneidade de Miguel Arruda vista à distância por quem não pertence ao nosso país, é bem portuguesa e evidencia ou elogia, uma certa forma de encarar o design, como espaço de preservação da nossa cultura, como sustentação do que é autóctone - aspeto mais valorizado nos últimos anos, no que à disciplina do design diz respeito, enquanto problemática universal. No fundo prende-se com um caminho de construção de uma identidade portuguesa, que já tem décadas de depuração e reflexão. (…)Sabe-se que um produto danificado é logo rejeitado pelo comprador. E é nesta visão que tudo o que seja associado à história, à emoção, ao que é individualizado, ao inesperado tem vindo a ser relegado para segundo plano e transformou o design no que um dia, em entrevista, Marcel Wanders terá dito: um design de estéril criatividade. (…)

 

 (…)

Set 2018

Outros artigos em Design

Imagem - Rever Joana Vasconcelos em 2005, entrevista arqa

Rever Joana Vasconcelos em 2005, entrevista arqa

clique para ler a entrevista na íntegra Joana Vasconcelos entrevistada por Sandra Vieira Jürgens, para a arqa, em 2005  … 

Abr 2019

Imagem - JOÃO BRUNO VIDEIRA: O PRAZER DE FAZER

JOÃO BRUNO VIDEIRA: O PRAZER DE FAZER

Sem artes o “nosso descanso seria vazio e desinteressante, e o nosso trabalho apenas um fardo, mero desgaste do corpo e da mente”, disse-nos um dia William Morris, na sua… 

Mar 2019

Arquivo de Design