arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Design

por: Carla Carbone

Miguel Arruda Meio Século de Esforços por uma Identidade Portuguesa de Design

O trabalho de Miguel Arruda deambula entre um design que se pronuncia minimalista, de um legado industrialista, e um design que não se esquece da tradição e da iconografia que nos distingue, enquanto portugueses, dos demais. A contemporaneidade de Miguel Arruda vista à distância por quem não pertence ao nosso país, é bem portuguesa e evidencia ou elogia, uma certa forma de encarar o design, como espaço de preservação da nossa cultura, como sustentação do que é autóctone - aspeto mais valorizado nos últimos anos, no que à disciplina do design diz respeito, enquanto problemática universal. No fundo prende-se com um caminho de construção de uma identidade portuguesa, que já tem décadas de depuração e reflexão. (…)Sabe-se que um produto danificado é logo rejeitado pelo comprador. E é nesta visão que tudo o que seja associado à história, à emoção, ao que é individualizado, ao inesperado tem vindo a ser relegado para segundo plano e transformou o design no que um dia, em entrevista, Marcel Wanders terá dito: um design de estéril criatividade. (…)

 

 (…)

Set 2018

Outros artigos em Design

Imagem - Novas gerações - Novos Paradigmas

Novas gerações - Novos Paradigmas

Cada material potencia, e gera, uma determinada forma e, desse modo, o designer, atento ao que o material comunica, desenha em função, também, desse mesmo material, de forma natural, sem… 

Jul 2018

Imagem - O STUDIO ENORME E A PEÇA SCHLICKEYSEN

O STUDIO ENORME E A PEÇA SCHLICKEYSEN

EM 1855, O ALEMÃO CARL SCHLICKEYSEN PUBLICOU A SUA PATENTE "UNIVERSAL PATENT BRICKMAKING MACHINE", A PRIMEIRA MÁQUINA DESTINADA A FABRICAR LADRILLOS POR EXTRUSÃO DE MANEIRA INDUSTRIAL. SCHLICKEYSEN É UM SISTEMA… 

Mar 2018

Arquivo de Design