arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Artes

por: Vicent Pellicer i Rocher

O PARADOXO DA ARTE DE PASQUAL GOMES

Como muitos outros artistas valencianos da sua geração, a arte de Pasqual Gomes faz parte da complexa situação que foi experimentada durante o processo de recuperação das liberdades da sociedade valenciana, dentro do que tem sido chamado processo de transição da ditadura para a democracia. É por isso que, quando tive que definir a pintura de Pasqual Gomes, reiterei nas ideias e conceitos que atestam a integridade e o profissionalismo de um artista querido e comprometido com a sociedade. Este compromisso reflete-se nas variadas propostas estilísticas que o definem como um dos valores mais reconhecidos da cena artística valenciana. Arte e compromisso com uma grande dose de pedagogia, a partir da sua cadeira de ensino e pelas inúmeras exposições individuais e coletivas realizadas em toda a geografia da Espanha e Portugal. (…)Mas a história mostrou-nos que não são duas maneiras diferentes de entender a vida, mas sim um binómio bem ajustado e adequado à questão que nos preocupa. Portanto, a arte de Pasqual Gomes reside na complexidade de uma aparência simples, pois dá-nos as diretrizes para interpretá-la de acordo com os parâmetros com os quais consideramos conveniente apresentá-la, como ela é e nunca deve deixar de ser, a reivindicação de um sentimento artístico, que durante séculos impregnou o caráter de muitos povos e deu sentido à sua vida. É por isso que, ao facilitar o distanciamento da intenção primordial do artista, a arte de Pasqual Gomes não se desvincula do mistério que irradia, apesar de lhe dar um sentido mais prosaico e funcional, fazendo dele uma referência incomum das artes aplicadas.

 (…)

Set 2018

Outros artigos em Artes

Imagem - AMBIGUIDADE, INCERTEZA, POSSIBILIDADE E PROBABILIDADE NO TRABALHO DE CARLOS MENSIL

AMBIGUIDADE, INCERTEZA, POSSIBILIDADE E PROBABILIDADE NO TRABALHO DE CARLOS MENSIL

A obra de CARLOS MENSIL (Santo Tirso 1988) incita estados de ambiguidade, excitação, incerteza, possibilidade e probabilidade.O trabalho de Carlos Mensil é um desafio à percepção, estabelece um jogo com… 

Jul 2018

Imagem - G COMINI FALA DO SEU TRABALHO

G COMINI FALA DO SEU TRABALHO

OS ESPIRITUALISTAS DIZEM QUE SOMOS SERES FRACIONADOS VIVENDO NUM MUNDO TAMBÉM FRACIONADO. A NOSSA MISSÃO NA VIDA É DEVOLVER À UNIDADE TANTOS FRAGMENTOS QUANTOS POSSAMOS ENCONTRAR PELO CAMINHO. ESTA É… 

Mar 2018

Arquivo de Artes