arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Artes

por: Joana Ręgo

AMBIGUIDADE, INCERTEZA, POSSIBILIDADE E PROBABILIDADE NO TRABALHO DE CARLOS MENSIL

A obra de CARLOS MENSIL (Santo Tirso 1988) incita estados de ambiguidade, excitação, incerteza, possibilidade e probabilidade.
O trabalho de Carlos Mensil é um desafio à percepção, estabelece um jogo com o observador no qual existe uma série de hipóteses sobre a visualização e a interpretação visual. O artista em vez de aceitar a ambiguidade como um dado de facto inevitável, escolhe-a como um programa produtivo e até a apresenta de modo a promover a máxima abertura possível. A ambiguidade reside tanto na interpretação das coisas que vemos (vimos o que pensamos ter visto?), como na articulação que dela fazemos, internamente como pensamento e externamente como expressão. A ambiguidade, impelindo-nos a interpretar situações para nós mesmos, incentivando-nos a lidar conceptualmente com ideias, sistemas e contextos, pode ser intrigante e gratificante, permitindo um relacionamento mais profundo e pessoal com os significados oferecidos por essas ideias e sistemas e os seus contextos. Segundo o artista: “o trabalho que desenvolvo tem por base uma reflexão sobre questões como a representação, o falso-objecto, o site-specific, sendo sobretudo nos limites de cada um destes conceitos que cada peça ganha corpo”. (…) 

 (…)

Jul 2018

Outros artigos em Artes

Imagem - GUADALUPE VALDES-CRIAR NO MEIO DE UMA PANDEMIA  CREATION IN THE MIDST OF A PANDEMIC

GUADALUPE VALDES-CRIAR NO MEIO DE UMA PANDEMIA CREATION IN THE MIDST OF A PANDEMIC

O trabalho de Guadalupe Valdes caracteriza-se por articular o objeto encontrado e a paisagem pictórica e, assim, responder pelos processos do mundo natural, do ser humano e da sua memória.… 

Jul 2020

Imagem - Jorge Santos

Jorge Santos

As obras de Jorge Santos estabelecem uma relação entre a arquitetura e a natureza. Nelas encontramos imagens que se reportam a edifícios, muros, sebes ou outras construções, num diálogo com… 

Mar 2020

Arquivo de Artes