arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Artes

por: Joana Ręgo

AMBIGUIDADE, INCERTEZA, POSSIBILIDADE E PROBABILIDADE NO TRABALHO DE CARLOS MENSIL

A obra de CARLOS MENSIL (Santo Tirso 1988) incita estados de ambiguidade, excitação, incerteza, possibilidade e probabilidade.
O trabalho de Carlos Mensil é um desafio à percepção, estabelece um jogo com o observador no qual existe uma série de hipóteses sobre a visualização e a interpretação visual. O artista em vez de aceitar a ambiguidade como um dado de facto inevitável, escolhe-a como um programa produtivo e até a apresenta de modo a promover a máxima abertura possível. A ambiguidade reside tanto na interpretação das coisas que vemos (vimos o que pensamos ter visto?), como na articulação que dela fazemos, internamente como pensamento e externamente como expressão. A ambiguidade, impelindo-nos a interpretar situações para nós mesmos, incentivando-nos a lidar conceptualmente com ideias, sistemas e contextos, pode ser intrigante e gratificante, permitindo um relacionamento mais profundo e pessoal com os significados oferecidos por essas ideias e sistemas e os seus contextos. Segundo o artista: “o trabalho que desenvolvo tem por base uma reflexão sobre questões como a representação, o falso-objecto, o site-specific, sendo sobretudo nos limites de cada um destes conceitos que cada peça ganha corpo”. (…) 

 (…)

Jul 2018

Outros artigos em Artes

Imagem - HISTÓRIAS TÊXTEIS-PROCESSO CLARA LEITÃO TEXTILE STORIES:CLARA LEITÃO PROCESSO

HISTÓRIAS TÊXTEIS-PROCESSO CLARA LEITÃO TEXTILE STORIES:CLARA LEITÃO PROCESSO

Presentemente, encontro a Clara na Dinamarca a tingir tecidos de algodão com algas, dentro de uma ampla panela. Esta experiência fragrante faz parte do seu trabalho numa curta residência artística… 

Dez 2019

Imagem - Fuencisla Francés, ou do gesto ao contexto

Fuencisla Francés, ou do gesto ao contexto

Num ambiente artístico, algo provinciano, as propostas plásticas de uma “pintora” como Fuencisla Francés têm uma particularidade virtual de “repensar o mundo” e refletem de perto a criação “Die Welt… 

Set 2019

Arquivo de Artes