arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Artes

por: Joana Ręgo

ARTES UMA (RE)CONFIGURAÇÃO DO CLÁSSICO NA CONTEMPORANEIDADE

Um exemplo aliciante de uma possível [RE] CONFIGURAÇÃO poderá ser a excelente exposição patente no Museu de Arte
contemporânea de Serralves "Jorge Pinheiro D´aprés Fibonacci e as coisas lá fora".* [RE] CONFIGURAÇÃO? Porque se trata de dar uma nova forma ou aspecto a obras de períodos específicos do percurso artístico do artista plástico Jorge Pinheiro (Coimbra 1931), num estreito diálogo com outro artista plástico, o cúmplice da exposição Pedro Cabrita Reis (neste caso assenta melhor
este título mais do que o de curador, pois trata-se de uma relação de grande cumplicidade e admiração) e com design expositivo do arquitecto Eduardo Souto de Moura, em sintonia com a arquitectura singular do arquitecto Siza Vieira. Não entrando numa abordagem critica da exposição, procura-se enfatizar o diálogo estabelecido pelos três como uma forma simples, convincente, de reconfigurar e evidenciar um conjunto de obras diversas de um mesmo autor. As 79 obras expostas nesta mostra são, na sua
maioria, das décadas de 60 e 70 do Século XX que, agora reunidas, nos dão a ver a coexistência da pintura figurativa e da abstracção concreta e conceptual, aspectos marcantes da trajectória de Jorge Pinheiro. O título da exposição é revelador da grande importância que Jorge Pinheiro atribui às regras de Fibonacci (série de números inteiros na qual cada novo número é a soma dos anteriores), como conceito estruturante para a sua obra, mas também "às coisas lá fora", ou seja, coisas que falam da presença do mundo no seu trabalho. (...)  (…)

Dez 2017

Outros artigos em Artes

Imagem - GUADALUPE VALDES-CRIAR NO MEIO DE UMA PANDEMIA  CREATION IN THE MIDST OF A PANDEMIC

GUADALUPE VALDES-CRIAR NO MEIO DE UMA PANDEMIA CREATION IN THE MIDST OF A PANDEMIC

O trabalho de Guadalupe Valdes caracteriza-se por articular o objeto encontrado e a paisagem pictórica e, assim, responder pelos processos do mundo natural, do ser humano e da sua memória.… 

Jul 2020

Imagem - Jorge Santos

Jorge Santos

As obras de Jorge Santos estabelecem uma relação entre a arquitetura e a natureza. Nelas encontramos imagens que se reportam a edifícios, muros, sebes ou outras construções, num diálogo com… 

Mar 2020

Arquivo de Artes