arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Artes

por: Joana Ręgo

ARTES UMA (RE)CONFIGURAÇÃO DO CLÁSSICO NA CONTEMPORANEIDADE

Um exemplo aliciante de uma possível [RE] CONFIGURAÇÃO poderá ser a excelente exposição patente no Museu de Arte
contemporânea de Serralves "Jorge Pinheiro D´aprés Fibonacci e as coisas lá fora".* [RE] CONFIGURAÇÃO? Porque se trata de dar uma nova forma ou aspecto a obras de períodos específicos do percurso artístico do artista plástico Jorge Pinheiro (Coimbra 1931), num estreito diálogo com outro artista plástico, o cúmplice da exposição Pedro Cabrita Reis (neste caso assenta melhor
este título mais do que o de curador, pois trata-se de uma relação de grande cumplicidade e admiração) e com design expositivo do arquitecto Eduardo Souto de Moura, em sintonia com a arquitectura singular do arquitecto Siza Vieira. Não entrando numa abordagem critica da exposição, procura-se enfatizar o diálogo estabelecido pelos três como uma forma simples, convincente, de reconfigurar e evidenciar um conjunto de obras diversas de um mesmo autor. As 79 obras expostas nesta mostra são, na sua
maioria, das décadas de 60 e 70 do Século XX que, agora reunidas, nos dão a ver a coexistência da pintura figurativa e da abstracção concreta e conceptual, aspectos marcantes da trajectória de Jorge Pinheiro. O título da exposição é revelador da grande importância que Jorge Pinheiro atribui às regras de Fibonacci (série de números inteiros na qual cada novo número é a soma dos anteriores), como conceito estruturante para a sua obra, mas também "às coisas lá fora", ou seja, coisas que falam da presença do mundo no seu trabalho. (...)  (…)

Dez 2017

Outros artigos em Artes

Imagem - HISTÓRIAS TÊXTEIS-PROCESSO CLARA LEITÃO TEXTILE STORIES:CLARA LEITÃO PROCESSO

HISTÓRIAS TÊXTEIS-PROCESSO CLARA LEITÃO TEXTILE STORIES:CLARA LEITÃO PROCESSO

Presentemente, encontro a Clara na Dinamarca a tingir tecidos de algodão com algas, dentro de uma ampla panela. Esta experiência fragrante faz parte do seu trabalho numa curta residência artística… 

Dez 2019

Imagem - Fuencisla Francés, ou do gesto ao contexto

Fuencisla Francés, ou do gesto ao contexto

Num ambiente artístico, algo provinciano, as propostas plásticas de uma “pintora” como Fuencisla Francés têm uma particularidade virtual de “repensar o mundo” e refletem de perto a criação “Die Welt… 

Set 2019

Arquivo de Artes