arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Design

por: Vera Beltrão

O TERRITÓRIO DO DESIGN

Junho de 1970. Milão. 19 horas, 18º. Esplanada de café. Apesar dos pequenos espaços entre os dedos, conseguimos distinguir o título “Les Choses” no livro que uma mulher manuseia. O homem ao seu lado levanta-se e diz: – Vamos, está quase na hora. O casal desloca-se por uma avenida larga. Ouve-se o burburinho das estudantes que passam, os cafés estão cheios de rapazes que fumam e trocam ideias. À esquerda, um edifício majestoso onde avistamos uma rapariga num escadote que coloca as letras “ANT” numa grelha metálica pertencente a um volume branco que se destaca da fachada. Acima pode ler-se: “ ZABRISKIE POINT”. Entram os dois. Agosto de 1970. Cádiz. 15 horas. 36º A um passo acelerado, o homem desloca-se até ao fim da rua onde se encontra um Citroën Mehari amarelo. Coloca a chave na ignição, arranca e pára segundos depois em frente a uma montra. As portas abrem. Das quatro pessoas que saem, destaca-se o vestido azul da sua namorada. Ela entra no carro e pergunta-lhe qual é o próximo destino. Ele sorri e confessa não saber. Perdem-se na estrada e vagueiam sem rumo. As horas passam, os edifícios começam a desaparecer e o horizonte impõe-se na paisagem. Seguem por entre as árvores, até que param o carro perto de uma colina. – Aqui?, pergunta ela. Ele concorda e sorri. Ela alcança um saco de papel e tira do seu interior uma máquina fotográfica. Partem os dois rumo ao deserto.  (…)

Set 2017

Outros artigos em Design

Imagem - JOÃO ÁLVARO ROCHA ARQUITETO-DESIGNER OU UMA CONSCIÊNCIA DA OBRA DE ARTE TOTAL?

JOÃO ÁLVARO ROCHA ARQUITETO-DESIGNER OU UMA CONSCIÊNCIA DA OBRA DE ARTE TOTAL?

AS PEÇAS DE MOBILIÁRIO DE JOÃO ÁLVARO ROCHA REVELAM-NOS ESSA HONESTIDADE DAS FORMAS, AO SERVIÇO DO BEM ÚTIL, SUBSIDIÁRIAS DO TODO ARQUITETÓNICO, COMO UM ORGANISMO UNO, CONTENDO VÁRIAS PARTES, SERVINDO… 

Dez 2019

Imagem - HÁ EXPRESSÃO NA SIMPLICIDADE Design De Rui Tomás

HÁ EXPRESSÃO NA SIMPLICIDADE Design De Rui Tomás

“EXISTE, NO DESIGN DE RUI tOMÁS, UMA PREOCUPAçÃO SIMULTANEAMENtE DE SIMPLICIDADE DA FORMA E DE EXEQUIBILIDADE/FACILIDADE DE USO. ALÉM DA SUA IDENTIFICAçÃO IMEDIATA. NESTE CASO PODEMOS REFERIR UMA CONTINUIDADE NO PRINCíPIO DE MIES, ‘MENOS é MAIS’.”

Set 2019

Arquivo de Design