arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Entrevista

por: Arq|a

Entrevista a Gonçalo Byrne

Excerto

arqa - Como recorda o percurso dos dois irmãos Aires Mateus no seu atelier?

Gonçalo Byrne - É um percurso muito longo (...),quando o Manuel e o Francisco vieram trabalhar comigo, acho que ainda nem estavam na Faculdade. Eu tinha um atelier muito pequeno num 3º andar, no Largo do Carmo, subalugado ao Eng.º Ferreira Crespo, que era um excelente Engenheiro de Estruturas, já falecido. (...) Abriram o primeiro atelier deles em 1998, aqui, perto do Largo do Rato. Um belíssimo atelier numas águas furtadas e entraram logo a fazer obras. Nessa altura ainda tínhamos algum trabalho em comum. Mas, em todas essas obras dos anos 90 eles estiveram comigo, em força e com um papel relevante (...)

arqa - Então percebeu desde cedo que se iriam autonomizar?

GB - Sim era óbvio como aconteceu a outros. Na altura isso acontecia com mais brevidade, hoje tenho vários colaboradores que sei que teriam essa capacidade mas não o fazem. Alguns saem porque têm propostas do estrangeiro ou decidiram uma experiência, e vão para fora porque cá é difícil.

arqa - Qual a importância do Mestre no processo de aprendizagem e na posterior autonomização?

Tem muitos exemplos? (...)

 (…)

Jun 2017

Outros artigos em Entrevista

Imagem - ENTREVISTA João Luís Carrilho da Graça

ENTREVISTA João Luís Carrilho da Graça

No caso do campo das cebolas, lembro-me de pensar muito numa questão que é a solidez. os espaços públicos têm de ser sólidos porque a cidade é muito cruel – cruel na utilização que faz dos espaços – e, portanto, tudo aquilo tem de ser muito resistente. temos que imaginar que, espaços onde só deveriam estar pessoas, de repente podem ser invadidos por camiões tir, porque estão a montar um espetáculo ou algo do género. têm que ter uma grande resistência e também um sentido de abertura.

Set 2018

Imagem - ENTREVISTA com Ethel Baraona Poh

ENTREVISTA com Ethel Baraona Poh

"Creio que há muita investigação atualmente, por exemplo, no campo dos materiais, o que tornou a arquitetura uma disciplina mais científica, como a engenharia. Acho que esta comunicação está muito… 

Jul 2018

Arquivo de Entrevista