arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Projectos

«Kitchain», Fribourg

MOOV + Benedetta Maxia

Autores: MOOV + Benedetta Maxia
Conceito e design: António Louro (MOOV), Benedetta Maxia
Coordenação e produção: Belluard Bollwerk Internacional, Patrick Aumann, Adrian Kramp, Oliver Schmid
Chefs: Maité Colin, Arnaud Nicod, Jean Piguet
Desenho gráfico: René Walker, António Louro, Benedetta Maxia
Blog Interface: António Louro, Benedetta Maxia
Implementação blog: José Niza (MOOV), Nuno Rodrigues
Dimensão: 600 m²
Data: 2009
Website: www.kitchain.net

O ritual de cozinhar e comer foi sempre um grande detonador da socialização e da troca de ideias, especialmente num evento como o BBI Festival que para além da sua programação artística aspira a criar uma comunidade temporária de artistas e público.
Para amplificar esta ideia de encontro social, foi desenhado um sistema de cozinha - KITCHAIN - que convida as pessoas, através das suas acções, a transformar todo o espaço numa imensa cozinha onde cada um pode decidir em cada dia entre um papel activo ou passivo: activo porque pode fazer a sua própria refeição; passivo porque pode optar por observar os cozinheiros profissionais em acção e provar as suas iguarias.
KITCHAIN é um sistema de mesas modular, inspirado em equipamento de campismo, que pode ser facilmente assemblado numa estrutura para refeições, para estar ou para cozinha. A sua flexibilidade permite ao Festival criar inúmeros layouts e renovar anualmente o conceito do espaço. Ao mesmo tempo, a cor e a forma dos elementos dá à cozinha do Festival uma imagem reconhecível através dos anos.

Dez 2009