arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Projectos

Casa da Cerca, Residência Sénior, Ponte da Barca

L. Meneses, P. Baía, J. Couceiro, T. Sampaio

Arquitectura: Luísa Meneses, Pedro Baía, Joana Couceiro, Tiago Branco Sampaio
Dono de obra: SAS - Serviço de Apoio Sénior, Lda
Acústica: Jorge Matos
Área: 4470m² (lote); 3300m² (implantação)
Data: 2007-2009
Fotografia: Luísa Meneses, Pedro Baía, Joana Couceiro, Tiago Branco Sampaio

O terreno situa-se na cota mais alta da vila de Ponte da Barca, desenvolvendo-se em três leiras que nos prolongam o olhar sobre o vale do rio Lima.
A configuração das leiras é a chave de leitura do projecto Casa da Cerca - Residência Sénior: o edifício desenha-se no terreno tentando recriá-las, da mesma forma que se agarra à casa antiga, fortemente enraizada à cota da entrada.
A articulação entre o volume pré-existente, de serviços, e o novo volume, reservado ao espaço dos quartos, acontece através de um corpo-rótula que absorve os espaços de carácter social e festivo. Aqui, a capela anuncia a entrada no edifício.
A fachada em curva permite que todos os espaços se olhem e tomem consciência uns dos outros. A metáfora da viagem de comboio de Herman Hertzberger descreve esta percepção: quando os carris desenham a curva, apercebemo-nos de todas as carruagens e da presença de outros passageiros, como nós. A curva contribui para este sentimento de partilha e de comunidade, fundamental neste tipo de programa, ao mesmo tempo que conforma uma "sala exterior" de carácter intimista.
Um percurso circular permite percorrer todos os espaços exteriores, onde o tempo se prolonga até regressar à partida e partilhar o banco com o amigo.

Jul 2009