arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Projectos

Casa em Arruda dos Vinhos, Lisboa

Plano B


Arquitectura:
Plano B (Eduardo Carvalho, Francisco Freire, Luís Gama)
Área: 60 m²
Data: 2005-2008
Fotografia: Sandra Pereira; Plano B arquitectura (construção)

O projecto substitui um edifício existente e em ruínas integrado em Reserva Ecológica. Os parâmetros urbanísticos tiveram que ser mantidos: implantação, área de construção e de impermeabilização, altura e a utilização como arrecadação. Assim, em grande medida, o trabalho dos arquitectos foi mínimo.
Seguindo a regra de preservação do existente, propusemos que os próprios materiais de construção utilizados fossem os mesmos do edifício existente: pedra, terra, madeira. Desenhámos o edifício com um ar industrial, por ser esse o aspecto dos edifícios de armazenagem vizinhos. Não existem janelas, apenas portões e algumas entradas de luz sob o revestimento da fachada. O acesso exterior foi revestido a alcatrão, para facilitar o acesso de um presumível tractor.
A estrutura é composta por elementos de eucalipto com uma secção de 20x10cm espaçados 60cm. A face exterior da parede é revestida por placas de cortiça e de policarbonato, separadas por uma caixa-de-ar.
O interior das paredes é revestido com um fasquiado de madeira, rebocado e pintado.
Após a estrutura estar executada, os trabalhadores especializados deram lugar a voluntários que preencheram as paredes com terra e palha.
Na ocasião, esta mão-de-obra foi constituída pelo cliente, peos arquitectos e pelos amigos de ambos.

Mai 2009