arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Editorial

por: Luís Manuel pereira | luismanuelpereirarevarqa@gmail.com

(PRÓ)URBANO – A MANIFESTAÇÃO DA IDEIA COMO IMAGEM | (PRO)URBAN – THE MANIFESTATION OF THE IDEA AS IMAGE

A cidade é hoje um sistema dinâmico complexo no qual a forma espacial e o processo social estão em contínua relação, absorvendo as suas contradições. O objeto arquitetónico é a matéria que organiza fisicamente esse espaço, dando-lhe dinamismo. A diversidade dessas formas organiza a estrutura espacial, combinando diversidade e hierarquia e, como consequência, estabiliza um território, criando um sistema de relações em função da sua população, cultura e morfologia.
O tema Pro Urbano é apresentado a partir de vários discursos, que vão da arquitetura, passando pela escultura e pela intervenção plástica, como processo de definição identitária.
O Urbano define e qualifica "cidade". Quando se pensa nesta, a nossa compreensão passa pela análise cuidada dos valores em presença. Há muitos traços sobrepostos que estabelecem e nos contam a sua história. Ao intervir o arquiteto parte do pressuposto da sua capacidade de
olhar e perceber as possibilidades de transformação, respeitando os valores em presença, reforçando-os ou transformando-os, sempre com grande respeito pelas preexistências.  (…)

Mar 2018

Outros artigos em Editorial

Imagem - PROTO URBANIDADES PRÓ-URBANAS | PROTO PRO-URBAN URBANITIES

PROTO URBANIDADES PRÓ-URBANAS | PROTO PRO-URBAN URBANITIES

A cidade contemporânea é uma cidade de cidades dentro. E, quase sempre, uma cidade que se caracteriza pela quase ausência de regras claras na formação do seu tecido urbano. No… 

Mar 2018

Imagem - CONFIGURAÇÃO COMO LÓGICA DA RESPOSTA AO IMAGINÁRIO | CONFIGURATION AS LOGIC OF AN IMAGINARY RESPONSE

CONFIGURAÇÃO COMO LÓGICA DA RESPOSTA AO IMAGINÁRIO | CONFIGURATION AS LOGIC OF AN IMAGINARY RESPONSE

Uma evidência: a capacidade da arquitetura, como elemento de configuração, parte da intenção em utilizar o desenho como processo de metamorfose dos lugares. Esta afirmação é uma verdade absoluta. Sendo… 

Dez 2017

Arquivo de Editorial