arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Entrevista

por: Arq|a

Entrevista a Gonçalo Byrne

Excerto

arqa - Como recorda o percurso dos dois irmãos Aires Mateus no seu atelier?

Gonçalo Byrne - É um percurso muito longo (...),quando o Manuel e o Francisco vieram trabalhar comigo, acho que ainda nem estavam na Faculdade. Eu tinha um atelier muito pequeno num 3º andar, no Largo do Carmo, subalugado ao Eng.º Ferreira Crespo, que era um excelente Engenheiro de Estruturas, já falecido. (...) Abriram o primeiro atelier deles em 1998, aqui, perto do Largo do Rato. Um belíssimo atelier numas águas furtadas e entraram logo a fazer obras. Nessa altura ainda tínhamos algum trabalho em comum. Mas, em todas essas obras dos anos 90 eles estiveram comigo, em força e com um papel relevante (...)

arqa - Então percebeu desde cedo que se iriam autonomizar?

GB - Sim era óbvio como aconteceu a outros. Na altura isso acontecia com mais brevidade, hoje tenho vários colaboradores que sei que teriam essa capacidade mas não o fazem. Alguns saem porque têm propostas do estrangeiro ou decidiram uma experiência, e vão para fora porque cá é difícil.

arqa - Qual a importância do Mestre no processo de aprendizagem e na posterior autonomização?

Tem muitos exemplos? (...)

 (…)

Jun 2017

Outros artigos em Entrevista

Imagem - ENTREVISTA a Nuno Mateus

ENTREVISTA a Nuno Mateus

"O LUGAR É SEMPRE UM CONTEXTO COMPLEXO DE CAMADAS SOBREPOSTAS QUE TEM QUE SER DESDOBRADO E ANALISADO NAS SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES." arqa A arquitetura dá forma aos lugares. Configura os… 

Dez 2017

Imagem - André Tavares

André Tavares

> Esta 4ª Edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa assume uma forte dimensão disciplinar, uma vontade e desejo de recentramento da arquitetura. Tendo em conta o contexto atual… 

Dez 2016

Arquivo de Entrevista