arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Artes

por: Arq|a

José Pedro Croft na Bienal de Arte de Veneza

A Documenta 14, seguindo uma tendência consolidada de maior dispersão e de existência de zonas de influência geográficas variadas no panorama artístico, para além de decorrer na sua sede habitual, na cidade de Kassel, na Alemanha, abre também portas na Grécia 1 . De resto, o mote desta edição da Documenta que se iniciou a 8 de Abril em Atenas e inaugura no Fridericianum em Kassel a 10 de Junho é "Aprender com Atenas". Dirigida pelo polaco Adam Szymczyk e por uma equipe curatorial - cuja direcção de Atenas é dirigida por Marina Fokidis - a Documenta deste ano pretende ser um forum de reflexão sobre a crise actual e estabelecer um processo de diálogo entre cidades do Norte da Europa e do Mediterrâneo, superando preconceitos e diferenças correntes no mundo da economia e da política e incentivando o estabelecimento de diálogos e factores de união e solidariedade no campo cultural.(...)  (…)

Jun 2017

Outros artigos em Artes

Imagem - G COMINI FALA DO SEU TRABALHO

G COMINI FALA DO SEU TRABALHO

OS ESPIRITUALISTAS DIZEM QUE SOMOS SERES FRACIONADOS VIVENDO NUM MUNDO TAMBÉM FRACIONADO. A NOSSA MISSÃO NA VIDA É DEVOLVER À UNIDADE TANTOS FRAGMENTOS QUANTOS POSSAMOS ENCONTRAR PELO CAMINHO. ESTA É… 

Mar 2018

Imagem - ARTES UMA (RE)CONFIGURAÇÃO DO CLÁSSICO NA CONTEMPORANEIDADE

ARTES UMA (RE)CONFIGURAÇÃO DO CLÁSSICO NA CONTEMPORANEIDADE

"COMO CLASSIFICAREMOS ENTÃO O TRABALHO DE JORGE PINHEIRO? COMO UMA TAREFA DE FRIA INTELIGÊNCIA E DE PERMANENTE E EMOCIONADA EXPIAÇÃO. COMO UM TRABALHO DE DECIFRAÇÃO DA COMPLEXIDADE DO VISÍVEL E DO DIZÍVEL MAS AFINAL ENTREGUE AO ESPECTADOR COMO SUPERFÍCIE DE CONTÍNUA CIFRAÇÃO. E ISTO, MANTENDO SEMPRE, NO PANORAMA DA ACTUALIDADE NACIONAL, UM LUGAR RELEVANTE DE PROTAGONISMO IMEDIATO (NOS ANOS 60/70) OU DISTANCIADO (NOS ANOS 80/90)."JOÃO LIMA PINHARANDA, 1996

Dez 2017

Arquivo de Artes