arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Editorial

por: Luís Manuel Pereira | luismanuelpereirarevarqa@gmail.com

Sobre o Tema

Nesta edição dedicada a projetos e obras inéditas do atelier Aires Mateus, incorpora-se de uma forma pertinente e direta, o Coletivo os Especialistas, com texto de Gonçalo M. Tavares e uma entrevista, que não é um diálogo casual, com Gonçalo Byrne.

Esta junção tem como objetivo conseguir um conteúdo que forneça elementos de reflexão, para o percurso de Manuel e Francisco Mateus.

Estes elementos dispersos procuram atingir um sentido de unidade.

Manuel e Francisco Aires Mateus formaram-se no final dos anos oitenta na Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Na década de noventa as suas obras começam a despontar no panorama da arquitetura portuguesa, vincando desde logo uma ideia de arquitetura que se aproxima do campo da experimentação aliada a um rigor conceptual.

São apresentados os últimos projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, executados pela dupla. (...)

 

In this edition dedicated to unpublished projects from Aires Mateus atelier, we incorporate in a relevant and direct manner, the Colectivo os Especialistas, an article by Gonçalo M. Tavares and an interview with Gonçalo Byrne.

This combination has as a goal to create a content that inspires reflection for Manuel and Francisco Aires Mateus work.

These scattered elements aim for a sense of unity. Manuel e Francisco Aires Mateus graduated in the late 80's at Faculdade de Arquitectura de Lisboa. In the 90's their work starts to appear in portuguese scene, underlining from the beginning a style mixing experimentation and conceptual rigour.

Here are presented the latest projects, developed and in progress. (...)

 (…)

Jun 2017

Outros artigos em Editorial

Imagem - CONFIGURAÇÃO COMO LÓGICA DA RESPOSTA AO IMAGINÁRIO | CONFIGURATION AS LOGIC OF AN IMAGINARY RESPONSE

CONFIGURAÇÃO COMO LÓGICA DA RESPOSTA AO IMAGINÁRIO | CONFIGURATION AS LOGIC OF AN IMAGINARY RESPONSE

Uma evidência: a capacidade da arquitetura, como elemento de configuração, parte da intenção em utilizar o desenho como processo de metamorfose dos lugares. Esta afirmação é uma verdade absoluta. Sendo… 

Dez 2017

Imagem - (CON)FIGURAÇÕES NA arqa | (CON)FIGURATIONS AT arqa

(CON)FIGURAÇÕES NA arqa | (CON)FIGURATIONS AT arqa

Vivemos num mundo onde pontuam as tecnologias de informação. E onde a imagem, ou antes, o poder (e a persuasão) da imagem é quase lei. Não admira, pois, que… 

Dez 2017

Arquivo de Editorial