arqa—Arquitectura e Arte Contemporâneas — Portuguese Contemporary Architecture and Art Magazine

Editorial

por: Luís Manuel Pereira | luismanuelpereirarevarqa@gmail.com

Sobre o Tema

Nesta edição dedicada a projetos e obras inéditas do atelier Aires Mateus, incorpora-se de uma forma pertinente e direta, o Coletivo os Especialistas, com texto de Gonçalo M. Tavares e uma entrevista, que não é um diálogo casual, com Gonçalo Byrne.

Esta junção tem como objetivo conseguir um conteúdo que forneça elementos de reflexão, para o percurso de Manuel e Francisco Mateus.

Estes elementos dispersos procuram atingir um sentido de unidade.

Manuel e Francisco Aires Mateus formaram-se no final dos anos oitenta na Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Na década de noventa as suas obras começam a despontar no panorama da arquitetura portuguesa, vincando desde logo uma ideia de arquitetura que se aproxima do campo da experimentação aliada a um rigor conceptual.

São apresentados os últimos projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, executados pela dupla. (...)

 

In this edition dedicated to unpublished projects from Aires Mateus atelier, we incorporate in a relevant and direct manner, the Colectivo os Especialistas, an article by Gonçalo M. Tavares and an interview with Gonçalo Byrne.

This combination has as a goal to create a content that inspires reflection for Manuel and Francisco Aires Mateus work.

These scattered elements aim for a sense of unity. Manuel e Francisco Aires Mateus graduated in the late 80's at Faculdade de Arquitectura de Lisboa. In the 90's their work starts to appear in portuguese scene, underlining from the beginning a style mixing experimentation and conceptual rigour.

Here are presented the latest projects, developed and in progress. (...)

 (…)

Jun 2017

Outros artigos em Editorial

Imagem - HERANÇA COMO TRADIÇÃO E DIMENSÃO DO PENSAMENTO INHERITANCE AS TRADITION AND DIMENSION OF THOUGHT

HERANÇA COMO TRADIÇÃO E DIMENSÃO DO PENSAMENTO INHERITANCE AS TRADITION AND DIMENSION OF THOUGHT

 Ao fazermos uma resenha do processo produtivo da arquitetura portuguesa, temos que nos remeter ao primeiro Congresso dos Arquitetos de 1948. Foi ali a primeira vez que se discutiu a… 

Mai 2018

Imagem - GERAÇÃO Z + EM TRANSIÇÃO | GENERATION Z + IN TRANSITION

GERAÇÃO Z + EM TRANSIÇÃO | GENERATION Z + IN TRANSITION

(...) CURIOSAMENTE, OS PROJETOS DOS JOVENS ARQUITETOS QUE PUBLICAMOS NESTE NÚMERO, COMPREENSIVELMENTE PROJETOS DE PEQUENA ESCALA, PARECEM INVERTER ALGUNS DOS PRESSUPOSTOS ATRÁS REFERIDOS, PORQUE AO INVÉS DE UMA PREVISÍVEL DEMONSTRAÇÃO… 

Mai 2018

Arquivo de Editorial